ESTE GUIA FOI ELABORADO A FIM DE RESPONDER AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE EXAME DE ECOGRAFIA E FAZ PARTE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA SAÚDE.

O QUE É ECOGRAFIA?

Conhecido também como ultra-sonografia, o ultra-som, é como um som comum, exceto por ter uma freqüência mais alta do que o ouvido humano pode detectar. Quando mandado para o corpo através de um transdutor (sonda) que encosta na pele do paciente o som é refletido pelos órgãos internos. O retorno dos ecos são recebidos pelo transdutor e são convertidos por um instrumento eletrônico em imagens para um monitor.

 

QUEM REALIZA O EXAME DE ECOGRAFIA?

O exame é sempre realizado por um médico (a) especialista, comumente chamado de ultra sonografista ou ecografista. As imagens serão registradas em filme e interpretadas pelo examinador, que serão colocadas em um laudo para serem entregues posteriormente para o paciente, que mostrará ao seu médico.

EXISTE ALGUM PREPARO PARA O EXAME DE ECOGRAFIA?

Pode ser pedido ao paciente que faça jejum de 8 horas se o exame for do abdômen e que mantenha a bexiga cheia se o local a ser avaliado for a região pélvica.

O EXAME NÃO É DOLORIDO?
COMO É REALIZADO?

O exame de ecografia não causa nenhuma dor e normalmente dura entre 10 e 15 minutos, com exceções para alguns estudos mais minuciosos. O exame com Doppler demora em torno de 30 minutos, para cada área a ser analisada. Pode ser que você experimente algum desconforto de pressão quando certas áreas do corpo são examinadas. Um gel é aplicado sobre o paciente no local a ser estudado e o transdutor é colocado sobre a pele ou, em alguns casos, colocado na vagina ou reto.
O gel é solúvel e facilmente retirado com um pano ou papel.

COMO É REALIZADO A ECOGRAFIA TRANSVAGINAL?

Um transdutor, protegido por um preservativo descartável e lubrificado é colocado por via vaginal para que se possa visualizar o útero, ovário e gestação inicial. Este exame é indolor, pode ser realizado mesmo com presença de sangramento e sua única contra-indicação é para mulheres que nunca tiveram relação sexual.

QUANDO A ECOGRAFIA É REALIZADA?

Existem muitas indicações médicas para o uso do ultra-som diagnóstico. A gravidez talvez seja a razão mais reconhecida para realização do exame. No entanto, existem muitos outros órgãos no corpo que podem ser examinados. O fígado, vesícula biliar, rins, baço, tireóide, mamas, ovários, útero, testículos, bexiga, próstata, artérias e veias são alguns exemplos.

O QUE É DOPPLER?

O Doppler é uma forma especial de ultra-som, utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo e as características dos vasos a serem estudados. O fluxo é estudado de um som audível, por um gráfico e por imagens coloridas mostradas no monitor. Um dos locais mais comuns a serem solicitados pelos médicos é a região do pescoço, para estudo das artérias carótidas. Outros locais comuns são o coração, abdômen e pernas.

O EXAME DE ECOGRAFIA É SEGURO?

Não existem efeitos danosos conhecidos associados com o uso do ultra-som. O uso clínico difundido do ultra-som diagnóstico por muitos anos nunca revelou nenhum efeito colateral, assim como diversos estudos feitos em humanos

O tecnólogo responsável e os médicos estarão a seu dispor para responder a quaisquer dúvidas que você tenha sobre o procedimento antes, durante e após o exame.

ESTE GUIA FAZ PARTE DO PROGRAMA DE EDUCACÃO E
INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE UMA INICIATIVA
RADICOM - CLÍNICA DE DIAGNÓSTICO MÉDICO POR IMAGEM.


RADICOM - 32 anos
Av. Érico Veríssimo, 624. Porto Alegre - RS - Cep : 90160-180
Fones (51) 32182400

Radicom Zona Norte - Rua Álvares Cabral, 65, CEP 91350-250 - Fone (51) 3374 3500