ECOCARDIOGRAMA

Um ecocardiograma usa ondas sonoras para produzir imagens do seu coração. Esse teste comum permite que seu médico veja seu coração batendo e bombeando sangue. Seu médico pode usar as imagens de um ecocardiograma para identificar doenças cardíacas.

Por que é feito?

O seu médico pode sugerir um ecocardiograma para:

Verificar se há problemas nas válvulas ou câmaras do seu coração

Verificar se os problemas cardíacos são a causa de sintomas como falta de ar ou dor no peito

Detectar defeitos cardíacos congênitos antes do nascimento (ecocardiograma fetal)

O tipo de ecocardiograma que você tem depende das informações de que seu médico precisa.

Ecocardiograma transtorácico

Neste tipo de ecocardiograma padrão, um técnico (sonografista) espalha gel em um dispositivo (transdutor), pressionando-o firmemente contra sua pele, apontando um feixe de ultrassom através do peito para o coração. O transdutor registra os ecos da onda sonora do seu coração e um computador converte os ecos em imagens em movimento em um monitor.

Se os seus pulmões ou costelas bloquearem a visão, você pode precisar de uma pequena quantidade de um agente melhorador injetado através de uma linha intravenosa (IV). O agente estimulador, que geralmente é seguro e bem tolerado, fará com que as estruturas do seu coração apareçam mais claramente em um monitor.

Ecocardiograma transesofágico

Se o seu médico quiser imagens mais detalhadas ou se for difícil obter uma imagem clara do seu coração com um ecocardiograma padrão, o seu médico pode recomendar um ecocardiograma transesofágico.

Neste procedimento:

Sua garganta ficará entorpecida e você receberá medicamentos para ajudá-lo a relaxar.

Um tubo flexível contendo um transdutor é guiado pela sua garganta até o tubo que conecta sua boca ao estômago (esôfago).

O transdutor registra os ecos da onda sonora do seu coração.

Um computador converte os ecos em imagens em movimento detalhadas do seu coração, que seu médico pode ver em um monitor.

Ecocardiograma com Doppler

As ondas sonoras mudam de tom quando saltam das células sanguíneas que se movem através do coração e dos vasos sanguíneos. Essas alterações (sinais Doppler) podem ajudar seu médico a medir a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo em seu coração.

As técnicas de Doppler são geralmente usadas em ecocardiogramas transtorácicos e transesofágicos. As técnicas de Doppler também podem ser usadas para verificar problemas de fluxo sanguíneo e pressão sangüínea nas artérias do seu coração - que a ultrassonografia tradicional pode não detectar.

O fluxo de sangue mostrado no monitor é colorido para ajudar seu médico a identificar problemas.

 

Se você não puder se exercitar, poderá receber uma injeção de um medicamento para que seu coração bombeie com tanta força quanto se estivesse se exercitando.