ECODOPLER

O que é eco-Doppler?

O eco-Doppler é uma funcionalidade da ecografia (ou ultrassonografia, muitas vezes abreviado para ECO) que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) de diferentes áreas anatômicas, conforme veremos adiante com maior detalhe.

Para a realização do eco-Doppler é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que através de uma sonda permite obter imagens que nos permitem estudar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.

Existem duas formas principais de avaliação: Doppler cor ou colorido e o Doppler espectral.

Exames de eco-Doppler

O eco-Doppler permite estudar os vasos (arteriais ou venosos) de diferentes estruturas anatômicas. No corpo humano, existem inúmeras artérias e veias, responsáveis por levar sangue a todos os órgãos (circulação sanguínea). Como estudos que, habitualmente, são realizados, podemos referir:

Eco-Doppler venoso dos membros inferiores(das pernas) - permite avaliar a presença de alterações no fluxo venoso (das veias), como a insuficiência venosa crónica (varizes) ou a trombose venosa profunda. Saiba, aqui, o que são varizes.

Eco-Doppler arterial dos membros inferiores(das pernas) - permite avaliar alterações arteriais (das artérias) dos membros inferiores, como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica (DAP). 

Eco-Doppler carotídeo- avalia os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. Permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.

Eco-Doppler cardíaco- efetuado por cardiologistas, permite complementar o estudo de Ecocardiografia, com a avaliação do fluxo intracardíaco, importante sobretudo nas doenças valvulares.

Eco-Doppler visceral- permite avaliar diferentes orgãos abdominais, podendo ser dirigido ao fígado (Doppler hepático) ou aos vasos renais ou dos rins (Doppler renal).

Eco-Doppler testicular- permite avaliar a presença de alterações no fluxo testicular, sejam o aumento por inflamação (orquite-epididimite) ou a ausência deste (torsão).

Eco-Doppler obstétrico- é a avaliação dos principais vasos do feto.

Eco-Doppler transcraniano- é utilizado na avaliação das artérias cerebrais.

Como é feito o eco-Doppler?

Ecografia ou ultrassonografia é um método de diagnóstico que nos permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Trata-se de um exame simples e seguro, mas com grande utilidade no diagnóstico e avaliação da eficácia dos tratamentos em diversas patologias (ou doenças), como vimos anteriormente.

Para iniciar o exame, o médico radiologista coloca a sonda no órgão ou estrutura que pretendemos avaliar. A sonda encontra-se conectada com o equipamento e permite obter as imagens.  As imagens geradas podem ser visualizadas no monitor do ecógrafo para que o médico as possa visualizar em tempo real. Deste modo, o médico poderá analisar e interpretar as imagens que vai observando.