MAMOGRAFIA

O que é mamografia?

Mamografia é uma imagem médica especializada que usa um sistema de raios-X de baixa dose para ver o interior dos seios. Um exame de mamografia, ajuda na detecção precoce e no diagnóstico de doenças da mama em mulheres.

Um raio-x (radiografia) é um exame médico não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar condições médicas. Imagem com raios-x envolve expor uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do corpo. Os raios X são a forma mais antiga e mais frequentemente usada de imagens médicas.

Quais são alguns usos comuns do procedimento?

As mamografias são usadas como uma ferramenta de triagem para detectar câncer de mama precoce em mulheres que não apresentam sintomas. Eles também podem ser usados ​​para detectar e diagnosticar a doença da mama em mulheres que apresentam sintomas como nódulo, dor, covinhas na pele ou secreção mamilar.

Mamografia de triagem A mamografia desempenha um papel central na detecção precoce do câncer de mama, pois pode mostrar mudanças na mama de um paciente antes que a mesma ou o médico possam identifica-los. A pesquisa mostrou que as mamografias anuais levam à detecção precoce de câncer de mama, quando as terapias são mais curáveis ​​e de conservação da mama estão disponíveis.

Mamografia diagnóstica  A mamografia diagnóstica é usada para avaliar um paciente com achados clínicos anormais - como um nódulo mamário ou secreção mamilar - que foram encontrados pela mulher ou seu médico. A mamografia diagnóstica também pode ser feita após uma mamografia de rastreamento anormal, a fim de avaliar a área de preocupação no exame de triagem.

Como é o equipamento de mamografia?

Uma unidade de mamografia é uma caixa retangular que abriga o tubo no qual os raios X são produzidos. A unidade é utilizada exclusivamente para exames radiológicos da mama, com acessórios especiais que permitem que apenas a mama seja exposta aos raios-x. Anexado à unidade há um dispositivo que segura e comprime o seio e o posiciona de modo que as imagens possam ser obtidas em diferentes ângulos.

A mamografia é realizada em ambulatório.

Durante a mamografia, um técnico radiológico especialmente qualificado posicionará seu seio na unidade de mamografia. Seu peito será colocado em uma plataforma especial e comprimido com uma pá de plástico transparente. O tecnólogo irá gradualmente comprimir o seu peito.