TOMOGRAFIA

As tomografias permitem a visualização de todos os ossos e tecidos moles internos.

Como funciona uma tomografia computadorizada?

Você estará deitado enquanto as imagens estão sendo tiradas. Nossa equipe se certificará de que você esteja confortável e relaxado. A mesa em que você está deitado deslizará dentro do scanner, que parece um anel gigante, para que o emissor e os detectores de raio-x girem em torno de você para coletar as informações e imagens necessárias.

O que a tomografia computadorizada vai me dizer?

As tomografias permitem que os radiologistas olhem dentro de seu corpo para garantir que todos os ossos e tecidos moles internos, incluindo órgãos e músculos, estejam funcionando adequadamente, de modo que, se existirem doenças ou anormalidades, seu médico poderá fazer recomendações apropriadas e oportunas. As tomografias computadorizadas também são usadas com frequência durante tratamentos contra o câncer para monitorar a eficácia de diferentes tratamentos no cuidado do paciente. 

O que é uma tomografia computadorizada? 

Um sofisticado dispositivo de diagnóstico, o TC usa um dispositivo de raios X rotativo para criar imagens detalhadas e transversais da anatomia interna de diferentes ângulos. Um computador reconstrói essas "fatias" para produzir imagens tridimensionais chamadas tomogramas. Um procedimento não invasivo, uma tomografia computadorizada obtém imagens de partes do corpo que não podem ser detectadas com o uso de uma radiografia tradicional.

O que posso esperar durante uma tomografia computadorizada? 

A tomografia computadorizada é tipicamente realizada em um ambiente ambulatorial. O paciente encontra-se em uma mesa, que desliza para dentro da abertura circular e se move para frente e para trás para posicionar com precisão o paciente para obtenção de imagens. O tomógrafo computadorizado é uma estrutura giratória circular com um tubo de raios X montado em um lado e um detector montado no outro. Com cada rotação completa do scanner, uma seção transversal da parte do corpo em questão é adquirida. O procedimento é realizado por um técnico de radiologia certificado que pedirá ao paciente para manter o fôlego por alguns segundos de cada vez, para que o scanner possa coletar o conjunto de dados desejado.