ULTRASSONOGRAFIA

Um exame de ultrassonografia é um método de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens precisas de estruturas anatômicas em seu corpo. O ultrassom, também chamado de Sonografia, é valioso no diagnóstico de uma variedade de doenças e condições. A maioria dos exames de ultrassom é feita usando um dispositivo de sonar fora do seu corpo, embora alguns exames envolvam colocar um dispositivo dentro do corpo (ultrassom invasivo). O ultrassom é um procedimento seguro. Não há riscos diretos de um exame de ultrassom diagnóstico.

Por que é feito?

O ultrassom pode ser usado para:

  • Avaliar um feto
  • Diagnosticar a doença da vesícula biliar
  • Avaliar o fluxo nos vasos sanguíneos
  • Guiar uma biópsia de agulha
  • Verificar sua glândula tireoide
  • Revelar e avaliar estruturas anatômicas

Como você se prepara?

Alguns exames de ultrassonografia não requerem preparação prévia, outros exigem que você renuncie a comida e líquidos, enquanto outros ainda exigem que você beba líquidos. Ao agendar seu exame de ultrassonografia, peça ao seu médico instruções específicas para o seu exame específico.

O que você pode esperar?

Durante um exame de ultrassonografia, você será solicitado a se deitar em uma mesa de exame. Um técnico aplicará uma pequena quantidade de gel diretamente em sua pele enquanto estiver usando um dispositivo de mão chamado transdutor. O transdutor é movido de uma área para outra, coletando informações. Apesar de seus usos valiosos, o ultrassom tem limitações. O som não viaja através do ar ou osso; para estes, usamos outras modalidades de imagem. Quando seu exame é concluído, o ultra-sonografista ou técnico e um radiologista geralmente visualizam as imagens de ultrassom e enviam um relatório das descobertas ao seu médico.